URBANISMO

intervenção em encosta
intervenção em encosta
intervenção em encosta
TFG Marina
TFG Marina
TFG Marina
intervenção em encosta
intervenção em encosta
intervenção em encosta
Melhorias habitacionais - Habitat Brasil
Melhorias habitacionais - Habitat Brasil
Melhorias habitacionais - Habitat Brasil
APSAL Fase 2 - Estudos das Áreas Públicas de Parcelamento de Salvador 

Ano: 2017

Status:  em andamento

Local: Salvador -Ba

O APSAL - Estudo da Situação de Áreas Públicas de Parcelamentos Urbanos do Município de Salvador foi proposto por iniciativa do Ministério Público da Bahia (MP/BA), através da Promotoria de Habitação e Urbanismo e vem sendo desenvolvido em parceria pelo Grupo Ambientalista da Bahia – GAMBÁ e Atelier Plural.  Esse projeto objetiva a criação de uma ferramenta acessível a qualquer cidadão através de um Banco de Dados que possibilite a fiscalização das ações do poder público sobre as Áreas Públicas de Salvador.

 
Melhorias Habitacionais

​​

Ano: 2013

Status:  finalizado

Local: Pau da Lima. Salvador -Ba

 

Em parceria com o Habitat for Humanity - Brasil, o Atelier Plural coordenou a elaboração dos projetos de melhoria habitacional em Pau da Lima, bairro de Salvador. De março a outubro deste ano foram elaborados cerca de 280 projetos de melhoria, em conjunto com os moradores do bairro, e com arquitetos colaboradores.

 
Espaços públicos, poros e possibilidades

​​Trabalho Final de Graduação

Marina Teixeira | Ano: 2010

 

​​O projeto surge a partir de outras possibilidades de apropriação, do espaço da redescoberta do lugar, de novos percursos e conexões, da construção do comum e da capacidade de reinvenção do cotidiano – pelos moradores, passantes, visitantes, trabalhadores, vivenciantes: praticantes de cidade. A proposta foi pensada em um pequeno trecho do bairro da Pituba – recorte consolidado, formal e ‘nobre’ de cidade. Ela traz possibilidades de ação e reinvenção sobre o existente e alguns questionamentos: como transformar a Salvador especulada-fragmentada-segregada? Seremos capazes de defender o espaço público contra os interesses privados?

 
Caminho das Flores - Arquitetura em encosta

​​Trabalho Final de Graduação

Luana Figueirêdo | Ano: 2010 |Mensão honrosa no Prêmio Syene Jovens Arquitetos/2011

Tendo como pano de fundo a topografia acidentada da cidade de Salvador, este trabalho busca questionar a relação da arquitetura com a mobilidade, o relevo da cidade e o seu papel ativo no contexto urbano.

Partindo da análise dos pontos de conectividade (elementos de articulação entre topo e vale), foi feita uma proposta de arquitetura em encosta conectando pontos relevantes da cidade buscando uma arquitetura que se abra para a mesma e dialogue não só com o relevo, com o público e o privado, e especialmente com as pessoas.

 

Avenida Juracy Magalhães Júnior, 300 - WA Empresarial, Sala  601. Rio Vermelho, Salvador - Bahia  41940-060

atelierplural@gmail.com | + 55 71 | 3483 4686 | 98173 9545 | 99165 4207

  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook
  • ISSU